O WLD é uma iniciativa da UNESCO. Clique aqui para saber um pouco mais sobre ela.

2024: O ensino de lógica no ensino médio

Em celebração ao próximo Dia Mundial da Lógica, a SBL convidou professores de diversos Institutos Federais para discutir sobre o espaço da lógica nos seus respectivos currículos, sua experiência em ensinar lógica, sucessos e dificuldades; para então conversarmos sobre como a SBL pode contribuir de alguma forma para a melhora ou inclusão do ensino de lógica no ensino médio.

Dia 15/01/2024, 15:00 GMT-3, no canal do youtube da SBL

Mediação: Dra. Evelyn Erickson

Convidados:
Ednilson Gomes Matias (IFAL, campus Maceió), filosofia
Alexandrina Paiva da Rocha (IFPI, campus Cocal), filosofia
Eneas Mendes de Jesus (IFES, campus Piúma), matemática
Lucas de Oliveira (IFC, campus Videira), matemática
Verlaynne Rocha Araujo (IFPE, campus Palmares), computação
Sionise Rocha Gomes (IFAM, Campus Presidente Figueiredo/IFPE campi Palmares e Belo Jardim), computação

A iniciativa está listada na página do World Logic Day 2024, organizado pelo CIPSH.

2023: O primeiro EBL a gente nunca esquece!

Para comemorar o WLD2023 a SBL lançou a série "O primeiro EBL a gente nunca esquece!", onde os nossos sócios contam a experiência do 1o EBL, e como o EBL pode ser um marco na vida da gente.

Confira a nossa playlist!

O lançamento do projeto conta com os vídeos de: João Mendes, Evelyn Erickson, José Henrique Franco, Lídia Batinga e Elaine Pimentel. Se você quiser deixar a sua colaboração, basta nos enviar o vídeo, não há prazo limite.

A iniciativa está listada na página do World Logic Day 2023, organizado pelo CIPSH.

2022: Falando em Lógica...

Nesses tempos de pandemia, pudemos observar que todas e todos que trabalham com educação sofrem um bocado para se comunicar. Seja produzindo material para o ensino remoto, seja organizando conferências ou seminários online, seja encontrando formas criativas para gerar e difundir conhecimento.

De fato, ter uma boa ideia e colocá-la em prática não é fácil. Além disso, muitos de nós nos demos conta de que, apesar de falarmos para platleias por vezes de centenas de ouvintes, não estamos acostumados a falar para câmeras, e/ou audiências ocultas.

Por isso, como parte da celebração do World Logic Day 2022, a SBL vai promover um encontro com pessoas e/ou grupos de pessoas que se destacam na arte de comunicar lógica!

Os convidados são:

No canal do Youtube da SBL estão disponíveis vídeos trazendo entrevistas com cada convidado, contando suas experiências. No dia 14/01/2022 às 17h, estivemos todos em uma mesa redonda, para discutir os desafios de "comunicar lógica", bem como propostas para enriquecer o ensino e divulgação de lógica no Brasil. O vídeo da mesa redonda pode ser conferido aqui.