Proposta de Política anti-assédio da SBL

Em todas as suas atividades, a SBL busca promover um ambiente acolhedor, que estimule a livre expressão e a troca de ideias. A SBL apoia a igualdade de oportunidades e tratamento para todos os participantes de seus eventos, independentemente de gênero, identidade ou expressão de gênero, raça, cor, origem nacional ou étnica, religião ou crença religiosa, idade, estado civil, orientação sexual, deficiência ou situação de imigração. O assédio, sexual ou não, é uma forma de má conduta que prejudica a integridade das atividades e da missão da SBL. A SBL se esforça para manter um ambiente livre de assédio. Qualquer pessoa ciente de conduta imprópria pode registrar uma denúncia de forma confidencial e anônima escrevendo para o endereço de email contato-etica@sbl.org.br. O mecanismo de denúncia garante o respeito à privacidade enquanto alerta a SBL sobre a situação.

Entendendo o Assédio

O assédio é um comportamento depreciativo ou ameaçador, dirigido a um indivíduo ou a um grupo de pessoas. Esta conduta pode incluir, mas não está limitada a: epítetos, calúnias ou estereótipos negativos; atos ameaçadores, intimidadores ou hostis; piadas depreciativas e exibição ou circulação de material escrito ou gráfico que menospreze ou mostre hostilidade ou aversão, em relação a um indivíduo ou grupo.

Assédio também se refere a intimidação ou coerção de natureza sexual. O assédio sexual pode incluir comentários ofensivos sobre o gênero, identidade de gênero ou preferência sexual de uma pessoa. O assédio pode incluir promessas indesejadas ou inapropriadas de recompensas em troca de favores sexuais.

É importante estar ciente do desconforto ou ofensa que palavras ou ações podem causar. Um comentário provocador ou observação improvisada que pode ser inofensivo para alguns, pode ser percebido como assédio por outros. Consequentemente, os indivíduos devem agir para garantir que suas palavras e ações comuniquem respeito pelos outros, à luz da natureza internacional e multicultural da comunidade lógica. Aqueles em posições de autoridade devem estar especialmente atentos a esta política, pois indivíduos em posição subordinada podem relutar em expressar suas objeções ou desconforto em relação a um comportamento indesejado.

O que a SBL pensa

A SBL acredita que o assédio não tem lugar na Lógica, seja qual for o cenário. Os membros da profissão devem abster-se de tal comportamento, bem como trabalhar para evitá-lo.

Proposta submetida pela diretoria em janeiro de 2023. (documento baseado no correspondente documento da (AMS) American Mathematical Society, https://www.ams.org/about-us/governance/policy-statements/anti-harassment-policy)