Nota de profundo pesar (falecimento do Prof. Newton da Costa)

É com o mais profundo pesar que comunicamos o falecimento do Prof. Newton Carneiro Affonso da Costa no dia de ontem.

Newton foi professor titular da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Professor Honoris Causa da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando em programas de pós-graduação em Filosofia.

Não há palavras suficientes para externar a importância do Professor Newton para a comunidade acadêmica de lógica no Brasil. Newton foi membro fundador e primeiro presidente da Sociedade Brasileira de Lógica. Um dos criadores das lógicas paraconsistentes, a magnitude e a repercussão de seus trabalhos tornou-o um dos cientistas brasileiros mais citados e homenageados internacionalmente.

Vai fazer muita falta!

A Diretoria
Sociedade Brasileira de Lógica
17 de abril de 2024.

SBL se manifesta em defesa do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia da Argentina

Em carta enviada ao Chefe do Gabinete de Ministros Argentino, Engenheiro Nicolás Posse, reproduzida abaixo, a Sociedade Brasileira de Lógica manifesta sua preocupação com as ações tomadas pelo governo argentino, como o fechamento do Ministério de Ciência e Tecnologia, a demissão de funcionários administrativos dos Institutos de Ciência e Tecnologia e congelamento dos orçamentos da CONICET e das Universidades Nacionais.

   São Paulo, March 5, 2024

   Mr. Chief of the Cabinet of Ministers, Engineer Nicolás Posse
   c.c. Mr. President of CONICET, Dr.Daniel Salamone
   c.c. Members of the Board of Directors of CONICET

   We are appalled by the worrying news coming out of Argentina day after day of how the prestigious Argentine national science and technology system 
   has been brought to a standstill due to the actions and inactions of your government.

   Stopping PhD fellowships and promotions, ceasing the transfer of already committed funds to ongoing research projects and firing administrative
   employees in research institutions are all having a devastating effect on the national scientific and technology system of Argentina.

   I write on behalf of the Brazilian Logic Society to express our support to the Argentine scientific community in these trying times, to ask you to
   listen to their demands and to work with them towards restoring a system that once again allows your very talented scientists and technologists to
   thrive and keep up the good work and the important scientific advances they have been producing.

   Having a flourishing national system for science and technology is key for the development of nations.

   Sincerely,

   Hugo Luiz Mariano,
   President of Brazilian Logic

SBL apoia a iniciativa "Por um Dia Nacional de Repúdio à Ditadura"

A SBL apoia a iniciativa de que seja estabelecido no Brasil um Dia Nacional de Repúdio à Ditadura, a ser comemorado anualmente, evocando aqueles que foram torturados ou mortos por regimes autoritários, bem como todos os que sofreram pela supressão de liberdades essenciais à vida privada ou pública.

É importante, especialmente nos dias de hoje, deixar claro a todos os brasileiros que os crimes praticados pelo Estado, em especial pelos que apoderam dele para seus fins escusos, são inaceitáveis. Por isso a importância de um dia anual de luta e de reflexão, com forte componente pedagógico, de modo a esclarecer que tortura, censura e ditadura rimam, mas são algo que não se pode tolerar

Nunca Mais! foi o brado erguido pela sociedade civil, denunciando as torturas e infâmias cometidas na Argentina. Nunca Mais! foi o grito dos brasileiros, ao fazer seu esse protesto e denúncia.

SBL subscreve nota "SBPC repudia crimes contra a democracia"

A SBL se junta à SBPC, e manifesta seu veemente repúdio aos atos de terror promovidos este domingo por golpistas inimigos da democracia, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Esses crimes são decorrência natural da leniência com a qual foram tratados, ao longo dos anos, os que negam a lei, a ordem, o Direito e a democracia.

Leia a nota na íntegra aqui.

A Diretoria
Sociedade Brasileira de Lógica
08 de janeiro de 2023.

SBL lê a Carta em Defesa do Estado Democrático de Direito!

A SBL apoia totalmente o movimento de 11 de agosto em favor da democracia e em defesa do estado democrático de direito. Vamos somar vozes à leitura síncrona da carta elaborada pela Faculdade de Direito da USP, que aponta as profundas desigualdades da sociedade brasileira, a urgência de ações efetivas e democráticas para a superação de problemas e afirma a importância das eleições deste ano de 2022:

“Ao invés de uma festa cívica, estamos passando por momento de imenso perigo para a normalidade democrática, risco às instituições da República e insinuações de desacato ao resultado das eleições. Ataques infundados e desacompanhados de provas questionam a lisura do processo eleitoral e o estado democrático de direito tão duramente conquistado pela sociedade brasileira. São intoleráveis as ameaças aos demais poderes e setores da sociedade civil e a incitação à violência e à ruptura da ordem constitucional”

Às 11h de 11 de agosto de 2022, vai estar disponível no canal do Youtube da SBL uma leitura preliminar da carta.

Agradecemos a sugestão do Prof. Walter Carnielli. Estamos no processo de elaborar um vídeo mais amplo, com participações diversas, que será lançado brevemente.

Participe! Leia a Carta, assine, compartilhe

A SBL apoia manifesto da SBF ao CNPq e CAPES, exigindo o aumento imediato dos valores das bolsas no país.

"Os valores das bolsas da CAPES e do CNPq para doutorado, mestrado, iniciação científica e pós-doutorado refletem o total descaso do governo federal com a pesquisa e a ciência brasileiras. Os valores estão congelados desde 2013. Em valores atualizados, pode-se dizer que CNPq e Capes pagam valores para bolsas de mestrado e doutorado que correspondem a aproximadamente um terço dos valores que eram pagos 26 anos atrás e 40% mais baixos do que a média histórica. Esse quadro é refletido diretamente na quantidade de mestres e doutores que o país forma, que tem se reduzido acentuadamente: em 2020 formamos cerca de 20% a menos do que em 2019."

Leia o manifesto na íntegra no site da SBF.

Nota de profundo pesar (falecimento da Profa. Andrea Loparic)

É com o mais profundo pesar que comunicamos o falecimento da Profa. Andrea Loparic no dia de hoje. Andrea era Professora Senior do Departamento de Filosofia da USP, bastante atuante nas áreas de Lógica, Filosofia da Linguagem e Filosofia das Ciências. Andrea foi precursora da semântica bivalente de valorações para lógicas não-clássicas, e seu trabalho inspirou muitos grupos de pesquisa no Brasil e no exterior. Por fim, Andrea era um exemplo para todos nós: de mulher, de pesquisadora, de professora, de guerreira, de pessoa. Nos fará muita falta!

A Diretoria
Sociedade Brasileira de Lógica
25 de outubro de 2021.

QUANTO VALE A CIÊNCIA?

A SBL se junta ao coro levantado por diversas entidades brasileiras e apoia as atividades do dia nacional de protestos e atividades virtuais, que será no próximo dia 26/10. As informações sobre o evento estão na página da ABC. Clique aqui para a versão do manifesto. Participe!

A Diretoria
Sociedade Brasileira de Lógica
24 de outubro de 2021.

SBL subscreve manifesto contra manobra do Ministério da Economia que retira recursos do CNPq

No documento divulgado na sexta-feira 8/10/2021, SBPC, ABC, ANPG e ANM afirmam que "não se calarão frente a mais este ataque à ciência brasileira. Estamos estudando todas as medidas cabíveis para impedir que esta ilegalidade siga adiante e conclamamos toda a comunidade científica, empresarial e política que apoia a ciência a dar um basta nos desvios de recursos do setor". A Sociedade Brasileira de Lógica subscreve mais esta carta de repúdio, cartas essas que, infelizmente, estão se tornando tão comuns no Brasil nesses últimos tempos!

A Diretoria
Sociedade Brasileira de Lógica
09 de outubro de 2021.

Nota de profundo pesar (falecimento do Prof. Carlos Gustavo González)

Caras e caros colegas,

Recebemos com grande pesar a notícia do falecimento, ocorrido em 10 de setembro, de nosso colega professor Carlos Gustavo González, do Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia (Ifilo/UFU). Em nome da Sociedade Brasileira de Lógica, externamos nossas condolências a seus familiares. Carlos fez o Bacharelado em Filosofia na Universidad Del Salvador (Buenos Aires, Argentina, 1984), e mestrado/doutorado em Lógica e Filosofia da Ciência na Universidade Estadual de Campinas (1991/1994). Atualmente estava desenvolvendo um projeto de pesquisa sobre filosofia e história das ciências formais e empíricas denominado “Interações entre Filosofia, Matemática e Ciência Empírica”. Lamentamos profundamente a perda prematura de um grande colega.

A Diretoria
Sociedade Brasileira de Lógica
18 de setembro de 2021.

SBL subscreve nota em defesa da CAPES

Pela segunda vez em 2021, a SBL vem externar sua preocupação com os recentes acontecimentos na CAPES. A seguir a parte final da nota da SBPC sobre os acontecimentos recentes, que a SBL subsescreve.

"a SBPC manifesta sua preocupação com o que pode constituir um desmanche da estrutura de uma agência à qual o Brasil deve tanto, no tocante à pesquisa e à formação de recursos humanos altamente qualificados."

A Diretoria
Sociedade Brasileira de Lógica
06 de agosto de 2021.

SBL subscreve cartas abertas em defesa do CNPq

"O apagão das Plataformas Carlos Chagas e César Lattes, indisponíveis desde o dia 24 de julho, é consequência do ostensivo estrangulamento financeiro e desmonte da atuação do CNPq. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) precisa tomar providências imediatas". Essas são palavras constantes na carta aberta em defesa ao CNPq, divulgada nesta semana pela SBPC, e que a Sociedade Brasileira de Lógica subscreve.

A SBL também subscreve a nota de preocupação sobre a vulnerabilidade dos sistemas operacionais do CNPq, formulada pela Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC).

A Diretoria
Sociedade Brasileira de Lógica
29 de julho de 2021.

Nota de profundo pesar (falecimento de Tony Marmo)

Caras e caros colegas,

Recebemos com grande pesar a notícia do falecimento, ocorrido 26 de maio, de nosso colega Antonio (Tony) Marmo em decorrência de sequelas da Covid-19. Em nome da Sociedade Brasileira de Lógica, externamos nossas condolências a seus familiares. Tony era doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Filosofia, e também em Linguística, pela Universidade Estadual de Campinas. Tinha atuação política destacada em sua cidade natal Taubaté, com grande interesses em história e filosofia da lógica, línguas, e história da cultura e da religião. Lamentamos profundamente a perda prematura de mais um colega cuja morte poderia ter sido evitada.

A Diretoria
Sociedade Brasileira de Lógica
28 de maio de 2021.

Nota de profundo pesar (falecimento do Prof. Ubiratan D'Ambrosio)

Recebemos com grande pesar a notícia do falecimento, em 12 de maio, do professor Ubiratan D'Ambrosio. Ubiratan D'Ambrosio aposentou-se na UNICAMP, e também foi professor colaborador em diversas outras instituições, como a PUC-SP, a FE-USP e a extinta UNIBAN-SP, no Brasil, bem como em instituições internacionais, dentre as quais a Cambridge University-UK, a Universität Basel, Suíça, e a University of Illinois-Chicago, EUA. Seu reconhecimento mundial se deu na área da educação matemática, notadamente na Etnomatemática, da qual foi um dos precursores. Em nome da Sociedade Brasileira de Lógica, externamos nossas condolências a seus familiares.

A Diretoria
Sociedade Brasileira de Lógica
13 de maio de 2021.

Declaração da SBL a respeito da nomeação da nova presidente da CAPES

A Sociedade Brasileira de Lógica (SBL) vem a público manifestar seu apoio e seu endosso às manifestações já exaradas por outras sociedades e instituições científicas e acadêmicas brasileiras em repúdio à nomeação de Cláudia Mansani Queda de Toledo para o exercício da presidência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES). Nesse sentido, a SBL aprova as manifestações de que tomou conhecimento, a saber, a da Sociedade Brasileira de Física, a da Sociedade Brasileira de Matemática, bem como a Carta Aberta em Defesa da CAPES, assinada por outras 12 entidades, dentre as quais a Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (ANPOF), da qual grande parte de nossos membros também participa.

Sem dúvida, é importante reiterar que a carreira acadêmica da nomeada não é consistente com a história e os critérios técnicos da própria CAPES e, ainda, que a instituição da qual a nomeada foi reitora, mesmo antes de se doutorar, e da qual a sua família é fundadora e proprietária, teve um desempenho baixíssimo nas suas avaliações e não possui tradição em pesquisa. Pesa muito mais gravemente sobre esse fato, como um fator negativo, que os próprios atuais Ministro da Educação e Advogado-Geral da União tenham se formado nessa mesma instituição.

Ao que já foi observado, cabe acrescentar que, estranhamente, o currículo da presidente nomeada registra como produção “técnica” a participação em reuniões gerais de docentes junto com aulas ministradas em cursos de pós-graduação (sem natureza especificada) e revisões de artigos, o que evidencia uma grave confusão, de sua parte, no entendimento de como registrar a sua atividade acadêmica. Ora, se a própria presidente nomeada parece não ter uma noção bem definida de “produção técnica”, isso ainda levanta dúvidas sobre o próprio Ministro da Educação, cujas declarações que antecederam a nomeação da atual presidente enfatizavam justamente o critério técnico.

Tomados em conjunto, todos esses fatos levam a uma situação paradoxal, pois tornam impossível confiar que as próximas avaliações serão definidas por critérios claros e objetivos, com um mínimo de isenção e qualidade. A comunidade científico-acadêmica brasileira deve, assim, concluir pela falha de critério técnico no ato que a nomeia presidente da CAPES, ato este que se configura, portanto, como eminentemente político e ideológico, sem que reste claro, no entanto, a qual política específica ou ideologia definida ele se presta. Como se sabe, na verdade, é ilusório pensar que a “técnica” exclui a “política” ou a “ideologia”. É de se supor bem o contrário, como o caso manifesta para além de toda dúvida. A pergunta novamente se impõe: se quem nos avalia não tem competência para passar nas próprias avaliações, quem avalia os avaliadores?

Nesse contexto, é incontornável não denunciar a natureza anacrônica do modelo de escolha monocrática da presidência da CAPES, tendo em vista que o mecanismo da nomeação é profundamente antiquado e não reflete, de maneira alguma, a complexidade e as necessidades da comunidade científico-acadêmica brasileira. Já passou do tempo de se instaurar a eleição direta para uma presidência de autogestão, (não apenas da CAPES, como também do CNPq,) abolindo toda e qualquer lei retrógrada de ingerência do poder político, inevitavelmente suscetível a ideologias de ocasião, na autonomia irrestrita da produção científico-acadêmica brasileira, seja essa autonomia financeira, administrativa, pedagógica, científica ou qualquer outra possível. É fundamental que o poder político atenda às necessidades da CAPES, em vez de a CAPES servir de plataforma para interesses não públicos de outras esferas e naturezas de quaisquer outras ordens. Pois se somos os avaliados, por que nos é negada a possibilidade de determinar quem coordena essa mesma avaliação? Por que não inovar verdadeiramente e implementar um modelo de responsabilidades compartilhadas entre agências financiadoras, instituição financiadas, poder público e sociedade civil? A quem ainda interessa a centralização do poder?

Por todo o exposto, a SBL conclama a comunidade científico-acadêmica nacional, bem como toda a sociedade civil, a repudiar não somente esta nomeação específica, mas também o próprio modelo de nomeação, exigindo doravante a mudança para a autogestão eleita diretamente pelos avaliados, única forma de garantir a autonomia da CAPES, em todos os sentidos.

A Diretoria
Sociedade Brasileira de Lógica
17 de abril de 2021

Nota de profundo pesar (falecimento do Prof. Paulo Augusto Veloso)

Caras e caros colegas,

Recebemos com grande pesar a notícia do falecimento, ocorrido 14 de novembro, do Prof. Paulo Augusto Veloso. Em nome da Sociedade Brasileira de Lógica, externamos nossas condolências a seus familiares. Veloso era professor titular aposentado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo atuado anteriormente na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e na Universidade Federal Fluminense. Foi mestre de muitos membros da comunidade; sua presteza, generosidade e seu caráter serão lembrados.

A Diretoria
Sociedade Brasileira de Lógica
14 de novembro de 2020

Nota de repúdio (english version) a qualquer forma de opressão/discriminação/preconceito por gênero, raça, orientação sexual e minorias em geral

Esta Diretoria da Sociedade Brasileira de Lógica tem realizado vários esforços, desde o seu primeiro mandato, no sentido de apoiar ações efetivas que visem aumentar a pluralidade, diversidade e a inclusão na comunidade lógica brasileira.

Em absoluta coerência com essas ações, vimos por meio desta nota tornar público nosso repúdio a qualquer atitude preconceituosa, excludente, discriminatória, hipersexualizadora e/ou objetificante. Nossas atitudes, que, cremos, também sejam desta Sociedade, são pautadas no ideal da pluralidade de ideias e no respeito à diversidade de grupos, gêneros, etnias, e crenças.

A Diretoria
Sociedade Brasileira de Lógica
17 de setembro de 2020

Nota de repúdio ao Projeto de Lei 529/2020 do Gov. de São Paulo

A diretoria da SBL vem a publico manifestar seu repúdio ao mais recente ataque do governo de São Paulo à ciência e à tecnologia. Trata-se do Projeto de Lei número 529, de 2020, recentemente enviado pelo Governo Estadual de São Paulo à Assembleia Legislativa. O projeto tem como consequência o corte, ainda no ano de 2020, de mais de um bilhão de reais das três universidades estaduais paulistas (USP, Unesp e Unicamp), bem como da FAPESP. Outra grave consequência será o impedimento da recuperação e ampliação futura dos fundos de reserva próprios das universidades e da FAPESP, pois a proposta permite ao Governo do Estado recolher a sobra de recursos não utilizados no final do ano das autarquias e fundações do Estado sem sequer ouvir seus conselhos ou órgãos diretivos internos. No caso da FAPESP, o recolhimento será de aproximadamente um terço dos recursos da fundação, o que vai afetar sua capacidade de conceder novas bolsas e aprovar projetos. Além de tudo, o projeto desrespeita a autonomia da FAPESP, garantida na Constituição Estadual.

A Sociedade Brasileira de Lógica exorta a Assembleia Legislativa de São Paulo a votar pela não aprovação deste projeto de lei, evitando os prejuízos irreparáveis à todas as atividades científicas do estado de São Paulo que resultarão em caso contrário.

A Diretoria
Sociedade Brasileira de Lógica
17 de agosto de 2020

Nota de profundo pesar (falecimento do Prof. Cleverson Leite Bastos)

Caras e caros colegas,

recebemos com grande pesar a notícia do falecimento, ocorrido 10 de junho, de Cleverson Leite Bastos, vítima da COVID-19. Em nome da Sociedade Brasileira de Lógica, externamos nossas condolências a seus familiares. Cleverson era professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Fez mestrado em Lógica e doutorado em Comunicação e Semiótica, ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Sua especialidade era Lógica e Filosofia da Linguagem.

A Diretoria
Sociedade Brasileira de Lógica
30 de julho de 2020

Nota de profundo pesar (falecimento do Prof. Matias Francisco Dias)

Caras e caros colegas,

recebemos com grande pesar a notícia do falecimento, ocorrido ontem, do Professor Matias Francisco Dias. Em nome da Sociedade Brasileira de Lógica, externamos nossas condolências a seus familiares. Matias era professor de Lógica na Universidade Federal da Paraiba, tendo feito mestrado e doutorado na USP, e pós-doutorado na Universidade de Maryland. Sua especialidade era a teoria da recursão, tema sobre o qual publicou em 2010, em co-autoria com Leonardo Weber, um excelente livro. A todos que o conheceram, Matias deixará muitas saudades.

A Diretoria
Sociedade Brasileira de Lógica
20 de julho de 2020

Nota de Repúdio à Portaria CAPES 34 de 09/03/2020

Recebemos com surpresa, e grande indignação, a notícia da publicação da Portaria nº 34 de 09 de março de 2020 da CAPES, que alterou significativamente as regras de distribuição de bolsas de mestrado e doutorado, trazendo como consequência uma severa perda para os programas de pós-graduação em todas as regiões do país, colocando em grande risco todo o programa nacional de pós-graduação. Causa também muita estranheza o fato dessa medida ser tomada de forma unilateral e antidemocrática, descumprindo o que havia sido acordado com o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop).

A Sociedade Brasileira de Lógica reforça as manifestações já feitas por várias entidades científicas e programas de pós-graduação, repudiando a Portaria nº 34 da CAPES, exigindo sua revogação e a imediata restituição das cotas de bolsas.

A Diretoria
Sociedade Brasileira de Lógica
23 de março de 2020

90 anos do Prof. Newton da Costa

Caras e caros colegas,

O Prof. Newton da Costa, a quem já parabenizamos em nome da Sociedade Brasileira de Lógica, completa hoje 90 anos. O Prof. Newton foi fundador e primeiro presidente da SBL e suas contribuições à lógica, à difusão da lógica no Brasil e à formação dos lógicos brasileiros são de conhecimento de todos.

Aproveitamos a ocasião para informar que em setembro, durante o XI Simpósio Internacional Principia, realizado em Florianópolis, o prof. Newton lançou seu último livro: "Notas de aula: lógica e fundamentos da ciência". O livro foi publicado eletronicamente pelo Núcleo de Epistemologia e Lógica da UFSC, e pode ser acessado neste link: http://nel.ufsc.br/logica.html.

A Diretoria

Nota de profundo pesar (falecimento do Prof. Miró Quesada)

Caras e caros colegas,

é com pesar que informamos o falecimento, ocorrido ontem em Lima, de Francisco Miró Quesada Cantuarias, lógico, filósofo e matemático peruano. Miró Quesada foi uma figura de grande importância para a lógica na comunidade latino-americana, tendo contribuído para o crescimento da lógica paraconsistente, termo introduzido por ele.

A Diretoria
Sociedade Brasileira de Lógica
12 de junho de 2019

Nota (english version) aprovada na Assembleia Geral da SBL 2019 às declarações do Governo da República Federativa do Brasil sobre a Educação Pública

Nota de repúdio às declarações do Exmo. Presidente da República Federativa do Brasil e do Exmo. Ministro da Educação

Nota de profundo pesar (falecimento do Prof. Daniel Vanderveken)

Caras e caros colegas,

é com pesar que recebemos a notícia do falecimento, ocorrido na manhã de hoje, do professor Daniel Vanderveken. É uma grande perda para nós todos; Daniel foi autor de inúmeras e importantes contribuições para lógica e filosofia da linguagem, e seu relacionamento especial com o Brasil vem de longa data, tendo sido professor visitante em algumas de nossas universidades e atuado como orientador de vários de nós hoje membros da SBL. Em nome da Sociedade Brasileira de Lógica, externamos nossas condolências a seus familiares.

A Diretoria
Sociedade Brasileira de Lógica
15 de março de 2019

Nota de profundo pesar (falecimento do Prof. Arley Ramos Moreno)

Caras e caros colegas,

é com pesar que recebemos a notícia do falecimento, ocorrido na madrugada de hoje, do professor Arley Ramos Moreno. Em nome da Sociedade Brasileira de Lógica, externamos nossas condolências a seus familiares. Arley foi um dos principais intérpretes da obra de Wittgenstein no Brasil. Estudou e trabalhou na França por 10 anos com G.-G. Granger e, antes disso, chegou a trabalhar com Newton da Costa no final dos anos de 1960. Além de professor da UNICAMP, atuou também nos primórdios da Faculdade de Filosofia da UNESP-Assis, em Aix-en-Provence e na PUC-SP. Seu peculiar senso de humor e sua retidão serão lembrados por todos os que o conheceram.

A Diretoria
Sociedade Brasileira de Lógica
23 de agosto de 2018

Nota de profundo pesar (falecimento do Prof. Giovanni da Silva Queiroz)

Caras e caros colegas,

recebemos com muita tristeza a notícia do falecimento, ocorrido ontem, de nosso colega Giovanni da Silva Queiroz, da UFPB. Em nome da Sociedade Brasileira de Lógica, externamos nossas condolências a seus familiares. Quem o conheceu lembrará sempre de um profissional dedicado, competente, e um grande amigo.

A Diretoria
Sociedade Brasileira de Lógica
20 de abril de 2018

Nota de profundo pesar (falecimento do Prof. Oswaldo Porchat Pereira)

Caras e caros colegas,

é com pesar que recebemos a notícia do falecimento, ocorrido ontem, do Professor Oswaldo Porchat Pereira. Em nome da Sociedade Brasileira de Lógica, externamos nossas condolências a seus familiares. O Professor Porchat foi o mestre de muitos de nós que fazemos parte da SBL, e certamente será inesquecível pela sua dedicação, bondade, e pelo seu exemplo.

A Diretoria
Sociedade Brasileira de Lógica
16 de outubro de 2017

Nota de profundo pesar (falecimento da Dra. Carolina Blasio)

Caras e caros colegas,

é com profundo pesar que a Sociedade Brasileira de Lógica se manifesta sobre o falecimento de um de seus mais atuantes membros, a colega Carolina Blasio. Carolina faleceu num trágico acidente hoje, junto com a amiga Maria Érbia Cássia Carnaúba, em Campinas, pouco após a defesa de seu doutorado. Além de compor a árdua tarefa de administrar a lista logica-l, que congrega grande parte da comunidade lógica brasileira, Carolina era membro atuante dessa nossa comunidade. Seu trabalho e dedicação são reconhecidos por todos nós, seus colegas e amigos.

Nossas condolências aos familiares, em especial ao querido João Marcos, e a todos os nossos colegas, consternados por tal fatalidade.

A Diretoria
Sociedade Brasileira de Lógica
26 de agosto de 2017

Carta aberta ao MCTI sobre a situação do CNPq