Main.EBLBR History

Hide minor edits - Show changes to output

January 05, 2023, at 07:07 AM by 91.162.238.246 -
Changed lines 54-60 from:
Esses filósofos iniciaram uma "revolução" na lógica e, no século passado, o estudo nessa área da Filosofia foi continuamente desenvolvido com profundas descobertas resultantes da obra dos filósofos mencionados. Para se ter uma ideia de como a Lógica moderna iluminou conceitos filosóficos fundamentais, basta recordar os trabalhos de Frege e Russel sobre a natureza da Matemática, Gödel, Church e Turing sobre computabilidade e decidabilidade.
to:
Esses filósofos iniciaram uma "revolução" na lógica e, no século passado, o estudo nessa área da Filosofia foi continuamente desenvolvido com profundas descobertas resultantes da obra dos filósofos mencionados. Para se ter uma ideia de como a Lógica moderna iluminou conceitos filosóficos fundamentais, basta recordar os trabalhos de Frege e Russel sobre a natureza da Matemática, Gödel, Church e Turing sobre computabilidade e decidabilidade, Tarski sobre verdade, e Lukasiewicz, Brower e da Costa sobre lógicas não clássicas.

A Lógica Contemporânea faz uso de ferramentas matemáticas sofisticadas e trata de temas fundamentais da computação. No entanto, como costumava ser, a Lógica ainda pode ser considerada um ramo da Filosofia. De fato, a lógica moderna fornece ferramentas conceituais para investigações filosóficas importantes e influentes, como as teorias de Chomsky sobre a linguagem e a mente, a filosofia da linguagem de Davidson, o Tractatus de Wittgenstein e as teorias da computação e da mente, tratadas pela Filosofia da Mente contemporânea.

A Informática e a Ciência da Computação, que partiram de investigações lógicas, promovem recorrentemente o desenvolvimento com os desafios de novos problemas e a introdução de novas ideias. Essas disciplinas, que são essencialmente matemáticas em seus aspectos teóricos (recursividade, computabilidade, complexidade, processamento de dados, linguagens formais, inteligência artificial etc.) também levantam novos problemas e ideias que precisam de exame filosófico.

Lógica e Matemática estão tão intimamente relacionadas que é difícil dizer qual delas vem primeiro. Os problemas matemáticos fundamentais, que deram lugar à lógica moderna, ainda não expiraram como fonte de progresso da Lógica, encimados pelos modelos lógico-matemáticos que demandam a informática, a filosofia da ciência e várias outras ciências. Todas as áreas citadas acima foram desenvolvidas nas universidades e centros de pesquisa do Brasil e da América Latina
.
January 05, 2023, at 07:06 AM by 91.162.238.246 -
Changed lines 26-54 from:
* 1977: Campinas-SP
to:
* 1977: Campinas-SP

[++ Observações Históricas (adaptado da maravilhosa [[https://www.cle.unicamp.br/ebl2011/index.php | página do EBL 2011]])++]

O Encontro Brasileiro de Lógica (EBL) começou oficialmente em 14 de fevereiro de 1979, embora as primeiras conferências tenham ocorrido em 1977. O objetivo do EBL é congregar lógicos de todo o país, motivando e mantendo ativo interesse pela Lógica e suas aplicações, estimulando pesquisas e contribuindo para o desenvolvimento deste ramo da ciência. Atualmente, o EBL reune mais de 100 participantes entre alunos e pesquisadores advindos de importantes institutos de pesquisa do Brasil e do exterior, em especial, da América Latina.

A Sociedade Brasileira de Lógica (SBL) organizou vinte EBLs em diversas localidades. Diversos pesquisadores renomados têm proferido conferências no EBL, como por exemplo, Ayda I. Arruda, Xavier Caicedo, Rolando Chuaqui, Roberto Cignoli, John Corcoran, Newton da Costa, Carlos Di Prisco, E. G. K. Lopez-Escobar, G. Malinowski, Daniele Mundici , Claudio Pizzi, Jaakko Hintikka, A. Raggio, A. M. Sette, R. M. Smullyan, L. W. Szczerba e outros. Muitos deles receberam apoio institucional da Association for Symbolic Logic (ASL).

Já é tradição que o EBL seja precedido pela Escola de Lógica, onde alunos brasileiros e latino-americanos têm a oportunidade de assistir a palestras de pesquisadores de renome internacional, sobre diversos temas, que contribuem para o desenvolvimento desses alunos como futuros pesquisadores em Lógica.

[++ Conteúdo e propostas do EBL ++]

O EBL é um evento tradicional na agenda de diversos pesquisadores de destaque do Brasil e da América Latina, nas áreas de Ciência da Computação, Fundamentos e Filosofia da Ciência, Informática, Inteligência Artificial, Lógica e Matemática. É importante ressaltar que algumas agências de fomento à pesquisa, nacionais e internacionais, têm apoiado regularmente a realização dos EBLs.

O objetivo do EBL é estimular a divulgação e discussão de trabalhos de pesquisa na área de Lógica e suas interconexões com as áreas de Ciência da Computação, Fundamentos e Filosofia da Ciência, Informática, Inteligência Artificial e Matemática.

É interessante notar o crescente interesse pela Lógica Formal nas últimas décadas, o que motiva os pesquisadores da Lógica a estudarem não apenas as questões filosóficas e matemáticas relacionadas ao assunto, mas também alguns problemas levantados nas diversas áreas mencionadas acima, para os quais o formalismo lógico tem sido aplicado com sucesso. O trabalho desenvolvido por lógicos brasileiros e latino-americanos tem sido reconhecido no exterior, como se pode constatar por sua produção científica, em grande parte em parceria com lógicos de renome de outros centros de pesquisa.

Assim, além de contar com destacados pesquisadores da Lógica, o EBL voltou-se também para examinar disciplinas interligadas, com foco no modelo enfatizado pelo Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência. Os temas centrais do Evento são: Lógica Matemática e Filosófica, Aplicações, História e Filosofia da Lógica, Lógicas Não Clássicas e Aplicações, Filosofia das Ciências Formais, Fundamentos da Computação, Física, Matemática e assuntos relacionados. Desde a edição do EBL em 2008, a Escola de Lógica foi incorporada ao Congresso, voltada para alunos de graduação e pós-graduação interessados em Lógica e pesquisas afins, mas também aberta a quem quiser participar.

Durante a Conferência, acontece a Assembleia da Sociedade Brasileira de Lógica, onde são tratados diversos assuntos importantes para a SBL.

Finalmente, uma das atividades mais importantes de uma comunidade científica advém de sua capacidade de publicar trabalhos amplamente reconhecidos, o que atesta sua identidade como centro científico e aumenta sua solidez acadêmica. Nessa perspectiva, muitos EBLs e Simpósios latino-americanos tiveram seus anais publicados em importantes periódicos da área, reconhecidos internacionalmente, como: Bulletin of Symbolic Logic (EUA), IGPL (Oxford, Inglaterra), American Mathematical Society (EUA), Revista Colombiana de Matemáticas (Colômbia), Springer, North Holland e outros.

[++ A importância do Congresso para a formação científica no Brasil ++]

A lógica desempenhou um papel central na filosofia. Está presente desde as obras de Aristóteles, Leibniz e Kant. No entanto, no final do século XIX, com a obra seminal de Frege, e no início deste século, com a obra de Russel e Whitehead, o estudo da lógica atingiu um nível maior de precisão e sofisticação.

Esses filósofos iniciaram uma "revolução" na lógica e, no século passado, o estudo nessa área da Filosofia foi continuamente desenvolvido com profundas descobertas resultantes da obra dos filósofos mencionados. Para se ter uma ideia de como a Lógica moderna iluminou conceitos filosóficos fundamentais, basta recordar os trabalhos de Frege e Russel sobre a natureza da Matemática, Gödel, Church e Turing sobre computabilidade e decidabilidade.
May 28, 2021, at 09:45 AM by 177.143.251.246 -
Changed line 9 from:
* 2017: [[http://ww2.inf.ufg.br/ebl2017/ebl.html|Pirenópolis-GO]]
to:
* 2017: [[https://ww2.inf.ufg.br/ebl2017/ebl.html|Pirenópolis-GO]]
February 11, 2021, at 03:30 PM by 177.143.254.192 -
Changed line 7 from:
* 2021: Salvador-BA
to:
* 2022: [[http://ebl2021.ufba.br|Salvador-BA]]
May 19, 2020, at 09:34 AM by 177.143.255.181 -
Changed line 9 from:
* 2017: [[http://www.inf.ufg.br/ebl2017/ebl.html|Pirenópolis-GO]]
to:
* 2017: [[http://ww2.inf.ufg.br/ebl2017/ebl.html|Pirenópolis-GO]]
May 11, 2019, at 09:50 PM by 187.114.194.139 -
Added line 7:
* 2021: Salvador-BA
Changed line 7 from:
* 2019: João Pessoa-PB
to:
* 2019: [[https://ebl2019.ci.ufpb.br|João Pessoa-PB]]
Added lines 1-25:
Attach:sbl.jpg

O Encontro Brasileiro de Lógica (EBL) é organizado pela SBL desde 1979.

! Edições

* 2019: João Pessoa-PB
* 2017: [[http://www.inf.ufg.br/ebl2017/ebl.html|Pirenópolis-GO]]
* 2014: [[http://www.uff.br/ebl/|Petrópolis-RJ]]
* 2011: [[https://www.cle.unicamp.br/ebl2011/|Petrópolis-RJ]]
* 2008: Paraty-RJ
* 2006: [[http://www.tecmf.inf.puc-rio.br/EBL06|Itatiaia-RJ]]
* 2003: Campinas-SP
* 1999: Itatiaia-RJ
* 1996: Salvador-BA
* 1993: Itatiaia-RJ
* 1988: São Paulo-SP
* 1986: São José dos Campos-SP
* 1984: Rio de Janeiro-RJ
* 1983: São José dos Campos-SP
* 1981: Campinas-SP
* 1980: Campinas-SP
* 1979: Recife-PE
* 1978: Campinas-SP
* 1977: Campinas-SP